Contextualizar a experiência móvel

As pessoas não usam seus telefones da maneira que usam seus computadores. Então, por que você ainda está tratando os dois médiuns da mesma forma?

Para maximizar o alcance do conteúdo de seus negócios, você precisa entender o modo como seu público-alvo móvel descobre e absorve informações. Quanto mais familiarizado você está com seus hábitos de consumo, mais fácil se torna criar conteúdo que chega em casa.

Para isso, é importante aprender como os usuários de smartphones interagem com seu próprio site em particular. Você pode usar esses dados para desenvolver personas de clientes móveis e propor estratégias específicas para atender às suas necessidades.

O Google Analytics hospeda uma ampla variedade de estatísticas dedicadas a usuários móveis. Essas métricas ajudam você a responder a uma série de perguntas cruciais para sua estratégia de conteúdo multicanal.

Ao segmentar as principais páginas de destino por origem de tráfego, você pode ver quais conteúdos anteriores tiveram melhor desempenho em dispositivos móveis e quais tipos de palavras-chave estão em alta demanda. Se as taxas de rejeição forem significativamente mais altas para usuários de dispositivos móveis, isso pode significar que eles estão com problemas para encontrar exatamente o que desejam no seu site.

Além disso, se as estatísticas mostrarem que a maioria de seus usuários de dispositivos móveis gastam menos tempo ou interagem menos com artigos longos, vale a pena fazer experiências com conteúdo mais curto ou dividir o post em pedaços menores. Se determinadas campanhas funcionassem melhor em um computador do que em dispositivos móveis, provavelmente haveria uma maneira de otimizar sua frase de chamariz para usuários ávidos de smartphones.

Além de dados brutos, pesquisas direcionadas e entrevistas individuais também podem ser valiosas para entender seu público-alvo de dispositivos móveis. De qualquer forma, a pior coisa que você pode fazer é criar uma estratégia de conteúdo multiplataforma no vácuo.

Um dos mais novos chavões do bloco, o design responsivo se refere a um site que se ajusta automaticamente a várias resoluções e tamanhos de tela relevantes. Existem quatro tamanhos básicos de tela que você precisa considerar para adaptar seu conteúdo para: desktop, laptop, tablet e smartphone.