Guilherme Paulus dá dicas sobre empreender com sucesso na hotelaria

Guilherme Paulus, presidente do Conselho Administrativo da CVC, é um dos maiores empreendedores do país e ama o que faz. De acordo com ele, empreender é como estar dentro de um jogo de videogame. Segundo ele acreditar no seu negócio é uma das questões-chave para vencer.

O empresário fundou a CVC na década de 1970. Na época, os principais clientes da empresa eram grêmios de trabalhadores de empresas da região do ABC paulista, local onde ela foi fundada. Em quatro décadas, a CVC virou a maior operadora de turismo de toda a América Latina e a terceira maior do mundo. Ao todo, são 8 mil agentes de viagem, 700 lojas e mais de 2 milhões de passageiros que utilizam seus serviços anualmente.

Determinação foi essencial para o crescimento da CVC. Mas não foi o único componente. Também foi necessária uma pitada de inovação. A CVC inovou ao ser a pioneira a fretar aeronaves para voos para fora d Brasil e por oferecer a possibilidade de parcelar o valor de pacotes aéreos, facilitando a viagem dos brasileiros. Atualmente, Paulus dá palestras contando sobre sua trajetória e dando dicas para novos empreendedores.

Uma dica que Guilherme Paulus dá para empreendedores em busca de sucesso em seu negócio é o planejamento. Mas, mesmo com planejamento, nem sempre é possível saber o que acontecerá com o negócio. Também é essencial estar preparado para o inesperado, de acordo com o empresário. Ele afirma que o sucesso é a soma de 10% de inspiração e 90% de transpiração, com muitos acertos e poucos erros e muito conhecimento em sua área. Foi com muito conhecimento na área de hotelaria que Paulus cresceu no setor.

O início de sua carreira foi em 1971, na Casa Faro Turismo. Apenas um ano depois, a CVC foi fundada. A agência foi fundada com o sócio Carlos Vicente Cerchiari, que vendeu sua parte na sociedade em 1974. Mas a CVC não é o único negócio comandado por Guilherme Paulus. Ele também é dono da GJP Hotéis & Resorts, responsável pela gestão de 12 hotéis e resorts em território nacional.

Mais recentemente, em 2006, Paulus adquiriu a Webjet. Na época, a companhia aérea tinha apenas uma aeronave. No comando de Guilherme Paulus, a companhia aérea virou a terceira maior do Brasil. Em 2011, o empresário vendeu a Webjet para a Gol, e esse foi uma das maiores negociações da aviação brasileira. Dentro da estratégia de popularizar a CVC, ele virou associado ao Carlyle Group, um dos maiores fundos do mundo. No GJP Hotéis & Resorts, Guilherme Paulus é o sócio majoritário. O complexo hoteleiro Serrano Resort Convenções & Spa, em Gramado. O hotel já foi considerado o melhor hotel de serra do Brasil.

Mas seus empreendimentos não foram os únicos que ganharam prêmios. Paulus foi considerado o Executivo de Valor (jornal Valor Econômico – anos 2007 e 2010), empresário Revolucionário das Relações de Consumo (revista Consumidor Moderno – 2010), Personalidade do Ano em 2003, 2004 e 2005 (revista Viagem e Turismo) e mais. Em 2010, foi eleito o Líder Empresarial do Setor de Turismo, Lazer e Entretenimento, pelo terceiro ano consecutivo. Desde 2007, Paulus assumiu a cadeira 28 da galeria de Imortais da Academia Brasileira de Marketing. Já a CVC recebeu mais de dez vezes consecutivas o prêmio de Melhor Operadora de Turismo, de acordo com os leitores da revista Viagem e Turismo.