Saiba por quais razões determinados alimentos geram dependência em algumas pessoas

Preferidos por muitas pessoas, alguns alimentos chamam atenção justamente por serem os mais consumidos, sobretudo quando se está ansioso ou triste. Dentre o que costuma ser consumido, estão a batata frita, o chocolate, os refrigerantes, o café e os doces de uma maneira geral. A constatação é fruto de uma reportagem produzida pelo Portal de Notícias Terra, que entrevistou duas especialistas no assunto: as médicas Ana Luísa Vilela e Heloísa Gersgorin.

O chocolate, de acordo com Heloísa, é rico em determinadas substâncias capazes de aumentar a serotonina do organismo de quem o consome. Isso ocasiona sensações de bem-estar e relaxamento. Com isso, a pessoa tende a querer repetir sempre o mesmo processo, gerando uma espécie de dependência. Ana Luísa, por sua vez, esclarece que o alimento produz esse efeito em razão da existência de diversos ingredientes em sua composição, como por exemplo, as gorduras.

A batata frita se destaca em razão das gorduras saturadas que possui, bem como pelo fato de apresentar teor elevado de sal. Esses dois fatores, conforme aponta Heloísa, fazem com que o indivíduo tenha dificuldade em se sentir saciado, querendo comer cada vez mais esse tipo de alimento. As consequências, entretanto, não são positivas, já que ao se comer indiscriminadamente esse tipo de petisco pode-se desenvolver doenças como a hipertensão e a obesidade.

Os refrigerantes já são considerados vilões por muitas pessoas, de modo que algumas deixaram de consumi-los. Além da taxa elevada de açúcares, outro ingrediente é responsável pela dependência que ele produz. Trata-se da cafeína, também presente no café, afirma Ana Luísa. As artérias, nesse caso, são as maiores prejudicadas, uma vez que estas bebidas geram danos severos nessas estruturas. O desenvolvimento de diabetes é outro mal que pode ocorrer, lega Heloísa.

Se nos refrigerantes a cafeína já está presente em alto nível, no café o teor é ainda maior. Ana Luísa explica, contudo, que a bebida não é a que mais possui a substância, já que chás também podem contê-la. Desse modo, é muito frequente que diversas pessoas se sintam frequentemente motivadas a ingeri-las, demonstrando uma relação de dependência. Em relação aos doces, ela salienta que o açúcar é o fator que determina o vício.

Saiba mais:

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/conheca-os-cinco-alimentos-mais-viciantes-e-como-podem-prejudicar-sua-saude,e8cfff5e06691a9fb030baa804f277246dx8yb7d.html