Empreendedorismo social

Embora os indivíduos possam ser publicamente reconhecidos como empreendedores sociais por suas contribuições para melhorar o bem-estar das comunidades, o campo do empreendedorismo social continua a lutar para obter legitimidade acadêmica. Empreendedorismo social é um termo em busca de uma boa definição. O uso atual do termo parece vago e ilimitado; precisa de limites para demarcar sua função. A falta de uma definição comum dificulta a pesquisa e levanta questões sobre quais atividades sociais ou lucrativas se enquadram no espectro do empreendedorismo social. Para se tornar um importante fluxo na literatura de empreendedorismo, o empreendedorismo social precisa ser adequadamente definido e requer um referencial teórico que o ligue à teoria do empreendedorismo. Este artigo baseia-se na literatura para definir empreendedorismo social.

A maioria dos economistas e acadêmicos apóia a noção de que o empreendedorismo está se tornando um fator crucial no desenvolvimento e bem-estar das sociedades. Quer as atividades empreendedoras sejam praticadas em economias orientadas por fatores, orientadas pela eficiência ou movidas pela inovação, os resultados finais continuam a mostrar: menores taxas de desemprego; maior tendência à adoção de inovação; e mudanças estruturais aceleradas na economia. O empreendedorismo oferece uma nova concorrência e, como tal, promove a melhoria da produtividade e a competitividade econômica saudável.

O O empreendedorismo social é o campo no qual os empreendedores ajustam suas atividades para estarem diretamente ligados ao objetivo final de criar valor social. Ao fazer isso, eles geralmente agem com pouca ou nenhuma intenção de obter lucro pessoal. Um empreendedor social “combina a paixão de uma missão social com uma imagem de disciplina, inovação e determinação de negócios comumente associada, por exemplo, aos pioneiros da alta tecnologia do Vale do Silício”

Há uma necessidade de definir melhor o que se entende por termo empreendedor social. Como os empreendedores sociais são diferentes de outros empreendedores? Como os empreendedores sociais são diferentes dos gerentes de assistentes sociais? O que constitui empreendedorismo social e o que não?

O uso do termo empreendedorismo social está ganhando cada vez mais popularidade. No entanto, a confusão e a incerteza são constantemente notadas sobre o que exatamente um empreendedor social é e faz.