BNDES e ABDI vão lançar editais para startups

Boas notícias para empreendedores de todo o país que tenham uma ideia escalável. O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a ABDI – Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial vão lançar editais para o fomento de projetos de startups. Confira um pouco mais do que está por vir.

BNDES

O BNDES por meio da iniciativa BNDES Garagem lança edital que visa o desenvolvimento de 60 projetos de startups. A iniciativa prevê a seleção de 30 projetos em estágio inicial que vão passar pelo processo de desenvolvimento de um negócio sustentável e escalável e mais 30 empresas já consolidadas e com faturamento de até R$ 16 milhões para serem aceleradas.

Durante o festival Rec’n’Play, Fabiano Mattos, que está a frente da área de tecnologia do BNDES Garagem, a prioridade serão os projetos nos setores da educação, saúde, economia, segurança, soluções financeiras (fintechs), blockchain, economia criativa e internet das coisas (IOT).

Os interessados devem se manter atentos, pois o edital será lançado no site do BNDES até o fim de novembro e as inscrições estarão abertas a partir de 6 de dezembro.

ABDI

A ABDI, por sua vez, deve lançar ainda este mês o edital para o Startup Indústria 4.0, programa de investimento da entidade para fomento de novos projetos. O edital para o novo ciclo tem início provável em 29 de novembro. Trata-se de uma iniciativa luso-brasileira que vai selecionar 150 startups brasileiras e portuguesas.

Das 150 selecionadas, 60 serão escolhidas, sendo que apenas 10% serão de Portugal para receber um aporte financeiro de R$ 80 mil cada.

As startups também serão beneficiadas com novos negócios e iniciativas entre outras companhias da indústria. Serão selecionadas 30 indústrias de grande porte, sendo três portuguesas para participar da iniciativa. Podem participar companhias que tem como foco a criação e desenvolvimento de soluções focadas em tecnologias para a indústria 4.0.

O programa, que está em sua segunda edição, será estendido até junho de 2020. A ABDI realizou sua primeira edição em 2017 chamada Startup Indústria, contudo era voltada apenas para startups brasileiras. Esta é a primeira vez que empresas de outro país participarão da iniciativa.