Como evitar uma conjuntivite?

A conjuntivite nada mais é do que uma inflamação ou uma irritação da conjuntiva, que nada mais é do que uma membrana transparente que reveste o globo ocular e a parte interna das pálpebras. A bactéria pode surgir a partir da contaminação com vírus, agentes tóxicos e alergias. Nos dois primeiros casos, é necessário tomar cuidado, já que os mesmos podem ser responsáveis por surtos ou epidemias.

Os principais sintomas se referem à coceira, a vermelhidão, ardência e visão turva. Em alguns casos mais graves, é possível que existam sintomas como secreção esbranquiçada e amarelada.

Porém, para evitar o transtorno que a conjuntivite causa, alguns cuidados podem ser muito eficazes. As mãos, por exemplo, são transmissoras da bactéria e servem como uma transportadora da mesma. A transmissão ocorre normalmente com pessoas que não tem o costume de lavar as mãos, e com a mania de passar a mão no olho toda hora e coçá-los, evitando estes hábitos, já é possível manter a saúde ocular.

Outro cuidado que se deve ter é evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas de rosto, maquiagens, frascos de colírio e pomadas. Além disso, lave as mãos antes de utiliza-los e evite que os frascos dos cosméticos encostem nos olhos, já que os dois meios há a possibilidade de contaminação.

Um outro meio para evitar possíveis contaminações, é evitar multidões e ambientes fechados, que também são propícios para o surgimento da conjuntivite. Para a proteção de todos, o ideal é que uma pessoa contagiada fique afastada do trabalho durante este período, para que o paciente possa descansar os olhos neste período, já que o incomodo tende a ser grande e situação esta, que evita a contaminação do resto da equipe. A conjuntivite viral não tem cura, entretanto é possível diminuir o desconforto. Já a bacteriana deve ter seu tratamento indicado por um médico oftalmologista, que prescreverá os colírios e antibióticos adequados. De qualquer maneira, o aconselhável é sempre buscar um médico oftalmologista, e iniciar o tratamento indicado o quanto antes.